•Contextualização: A partir de agora os status serão interpretativos. Certo, mas o que isso significa? Ora, isso significa que eles serão determinados pelo GAME MASTER. Porém há algumas normas aos quais eles devem ficar atentos:
• Medo: O Estado de medo é causado quando alguém tem uma aparência assustadora ou apresenta um aspecto maligno ou mortal ou tem um espírito de luta superior. Para infligir medo através de um espírito de luta é necessário ser, no mínimo, dois leveis acima do seu adversário.
Penalidade: A pessoa com "medo" recebe uma penalidade de até -6 em suas reações de acordo com a situação.
• Sonolência: A sonolência pode ser causada pelo uso de drogas atenuantes/tranqüilizantes ou através de efeitos neurológicos (hipnose, música, etc.). Ao entrar no estado de sonolência o usuário vai perdendo seus sentidos e reações até dormir por completo, gradualmente.
Penalidade: A pessoa com "sono" recebe uma penalidade de até -3 em REAÇÃO. esse redutor vai aumentando a medida que o tempo passe, se as suas reações chegarem a -15% da sua reação comum, as partes do corpo vão ficando dormentes e incapazes de serem usadas, até o jogador desmaiar completamente.
• Veneno: Há vários tipos de Venenos no mundo. Desde os paralisantes, tóxicos e tranqüilizantes. A depender do tipo de Veneno os efeitos podem ser os mais variados.
Penalidade: A pessoa sob o efeito de "venenos" podem perder até -6 entre as seguintes opções: HP; REAÇÃO; NA; DEF. Ou entre elas:
- Veneno:
Veneno Forte
5-6 Def, Hp ou Reação
Veneno normal
3-4 Def, Hp ou Reação
Veneno fraco
1-2 Def, Hp ou Reação
• Congelamento: O estado de congelamento é quando um membro é exposto a baixas temperaturas impedindo assim a circulação dos fluidos (sangue e nutrientes) e impulsos elétricos (células nervosas) até determinada região. As partes atingidas ficam sem responder, o que causa deficiências variadas a depender da área.
Penalidade: Sob congelamento as penalidades podem ser até -5 em DEFESA (devido a fragilidade) ou em
REAÇÃO:
- Congelamento:
Congelamento forte
- 5-6 Def ou Reação (por local congelado)
Congelamento moderada
- 3-4 Def ou Reação (por local congelado)
Locais comuns
- 1-2 Def ou Reação (por local congelado)
• Queimaduras: Causado pela ação de chamas ou exposição excessiva ao calor. As queimaduras causam grande dor e incômodo contínuo aos atingidos.
Penalidade: No estado de Queimadura, a pessoa pode ter até -6 de Def e também receber redutores em seus movimentos pelo incomodo da região queimada.
- Queimaduras:
Queimadura forte
- 5-6 Def ou/e Reação (por local queimado)
Queimadura moderada
- 3-4 Def ou/e Reação (por local queimado)
Locais comuns
- 1-2 Def ou/e Reação (por local queimado)
• Hemorragia: Trata-se de uma ferida que de tão grande (ou profunda) acaba sangrando continuamente, causando perda continua de sangue o que pode causar a morte.
Penalidade: No estado de Hemorragia, a pessoa pode ter até -6 de HP por turno.
- Hemorragia:
Pontos vitais
- 4-6 Dano (por corte)
Locais comuns
- 1-3 Dano (por corte)
• Bêbado: Normalmente tratado como um estado interpretativo, para as pessoas que não são usuárias de Suiken ou tem a perícia Boêmio o álcool pode causar alguns danos ao corpo com a perca de reação.
Penalidade: A pessoa "bêbada" recebe uma penalidade de até -6 em
REAÇÃO.
• Cegueira: Pode ser causado por areia nos olhos, luzes fortes, escuridão total ou a pessoa ter nascido cega, em todos os casos (exceto o último.) é um estado temporário. Estando cega, a pessoa não consegue enxergar nada e perde sua percepção do local, dificultando suas reações e a precisão de seus golpes.
Penalidade: O usuário cego pode sofrer penalidade de até -6 pontos em
REAÇÃO.
- Cegueira:
Corte ou ferimento nos olhos
5-6 Reação
Luz ou escuridão
3-4 Reação
Areia
1-2 Reação
• Paralisia: Pode ser causada tanto por choques mecânicos em locais específicos (tendões, terminações nervosas) como por descargas elétricas generalizadas. A paralisia deixa o corpo, ou parte dele, sem responder aos estímulos do cérebro.
Penalidade: A depender da paralisia e do local, pode receber até -6 em NA ou REAÇÃO.
- Paralisia:
Braços
- 1-6 de Na ou Nb (se bloquear com braços)
Pernas
- 1-6 de Ne ou Na (se atacar com as pernas)
Outras partes
- 1-6 de Nx (escolha do GM)
Corpo inteiro
- 1-6 de tadas as reações.
- Oque é a reação?:
O QUE É "REAÇÃO"?
A "REAÇÃO" nada mais é do que a ação caracterizada no "turno de defesa" seja ela uma esquiva ou um bloqueio. O nome "REAÇÃO" engloba as duas ações para não penalizar uma ou outra build, logo quanto menor for sua reação mais dificuldade em esquivas (NE) ou bloquear (NB) você terá.