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 Pericias

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Zoro

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MensagemAssunto: Pericias   Pericias EmptyDom Out 30, 2011 8:11 pm

O QUE SÃO PERÍCIAS


As perícias são um tipo de vantagem. Por tanto, na Ficha de Personagem, elas são anotadas no espaço destinado às perícias. Cada perícia representa um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Não há perícias ligadas a armas e combate: embora algumas até possam ser usadas para atacar, elas não têm efeito sobre as estatísticas de combate normais do personagem. Nenhuma perícia vai, jamais, ter qualquer efeito sofre a Força de Ataque ou Força de Defesa
Existem dez perícias: Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Investigação, Máquinas, Medicina, Manipulação, Sobrevivência. Na maioria dos mundos, qualquer habilidade ou conhecimento se encaixa em pelo menos um destes grupos.

O QUE SÃO SUB-PERÍCIAS


As sub-perícias são as habilidades que acompanham a perícia, por exemplo, as sub-perícias de Arte são: Atuação, Culinária, Instrumentos Musicais, etc. Cuidado para não se confundir.

COMO TER PERÍCIAS


Para ter pericia você deve procurar um professor em sua aventura onde seu narrador irá avaliar sua narrativa e dizendo ao final o que aprendeu e você só poderá aprender três sub-perícias por aventura que ficará a sua escolha.
Exemplo: A perícia Animais e composta por cinco sub-perícias que são Doma, Montaria, Tratamento, Treinamento e Veterinária.

ESCOLHENDO DUAS PERÍCIAS INICIAIS, AO INVÉS DE UMA.


Quando você cria sua ficha, você pode escolher em ter uma perícia e duas sub-perícias, caso você escolha isso, basta fazer da forma que já está no modelo da ficha, entretanto você também pode escolher duas perícias, mas poderá escolher apenas uma sub-perícia para cada uma, por exemplo:

LISTA DE PERÍCIAS

Animais
Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos, evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens. Em mundos de fantasia, esta perícia também permite falar a língua dos animais (obedecer seus comandos). A critério do Narrador, a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas fantásticas.

Doma: você sabe domar animais selvagens.

Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais de montaria, como elefantes e camelos.

Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais. Pode também perceber se um animal está doente.

Treinamento: você sabe treinar animais domésticos para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar e atacar.

Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como Medicina, mas apenas para animais.

Arte
Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar, dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos musicais...

Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que não está sentindo.

Culinária: você sabe elaborar os melhores pratos a partir de receitas ou pela arte de improvisação.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos, e também reconhecer peças falsificadas.

Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver acesso a um laboratório, revelar fotos.

Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos musicais de vários tipos.

Marcenaria: você tem a habilidade de de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo.

Pintura: você sabe desenhar e pintar, criando bandeiras ou belos quadros que podem lhe render dinheiro.

Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.

Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios, poesias, romances, reportagens, cartas de amor...

Ciência
Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em geral, incluindo os mais obscuros.
Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações, ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta de uma estrela.

Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...

Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria: ocultismo, ufologia...

Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.

História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos na história da humanidade.

Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.

Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.

Crime
Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta perícia está disponível para personagens jogadores.

Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.

Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou apenas ocultar a própria aparência.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos e também reconhecer peças falsificadas.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Código Morse: você sabe transmitir e receber mensagens compostas de pontos e traços.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.

Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.

Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem som, com gestos.

Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.

Punga: você sabe bater carteiras.

Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Investigação
Você é um militar, detetive ou agente secreto, e conhece técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos, decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e desarmar armadilhas.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arrombamento: você sabe como forçar por tas e abrir fechaduras trancadas.

Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens secretas.

Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou ocultar a própria aparência

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos e também reconhecer peças falsificadas.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo que deseja.

Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.

Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Esporte
Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate, mesmo quando se trata de esportes como artes marciais, boxe, arquearia...

Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.

Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.

Arquearia: você sabe usar arco e flecha.

Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.

Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos de tabuleiro, videogames, RPGs...

Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.

Natação: você sabe... bem, nadar.

Pilotagem: você sabe pilotar veículos

Máquinas
Você é bom com máquinas, veículos e computadores. Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa, se tiver as peças e ferramentas certas.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Carpintaria: você possui a habilidade de executar os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.

Engenharia: você sabe construir (mas não consertar) máquinas e armas.

Forja: você sabe forjar e moldar novas armas a partir do metal e muito trabalho.

Mecânica: você sabe consertar (mas não construir) máquinas e armas.

Pilotagem: você sabe pilotar veículos.


Manipulação
Você sabe obter favores de outras pessoas por meios diversos, através de truques, engodos ou ameaças.

Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e torná-la mais fácil de manipular.

Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de alguém o que deseja.

Lábia: Como Intimidação, mas usa bajulação e conversa mole em vez de ameaças.

Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.

Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima.

Medicina
Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem, como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.

Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.

Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.

Farmácia: você sabe fazer e preparar diversos medicamentos, desde simples dores de cabeça até para doenças mais graves.

Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer ou não fazer em caso de acidentes com vítimas.

Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças mentais.

Toxicologia: você tem conhecimento em venenos e conhece seus efeitos, sabendo como prepará-los e como neutralizá-los.

Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais.

Sobrevivência
Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma especialização.

Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.

Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arquearia: você sabe usar arco e flecha.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.

Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção deve seguir.

Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos com linha e anzol, rede ou arpão.

Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.


*Você só pode ter no maximo três perícias*
*Quando aprender uma sub-perícia e deverão postar que tipo de perícia está tentando aprender como atualização de sua ficha*
*Inicialmente você poderá escolher apenas duas sub-perícias e claro deve conter o nome da perícia onde está citadas as sub-perícias.*
*Cuidado ao escolher elas influenciam ao seu oficio escolha com cuidado*

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